Entrevista da Professora Raquel Guimarães, pesquisadora do NESDE para a Revista Fapesp

A Revista Fapesp publicou a reportagem “Círculo virtuoso”, que trata da compreensão da sociedade brasileira, e como censos demográficos impulsionam o conhecimento científico ao propiciar diálogo permanente com a academia.

Léo Ramos Chaves, Revista Fapesp.

A Professora Raquel Guimarães foi entrevista para a reportagem, tratando das questões relacionadas a fecundidade feminina, o envelhecimento da população e o planejamento do sistema educacional. A professora Raquel destacou que “em 2015 desenvolveu um estudo para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de estimar a população de até 3 anos de idade que poderia vir a demandar vagas em creches  nos nove anos seguintes. Partindo de dados do Censo, ela constatou uma propensão à queda da fecundidade em todas as cidades brasileiras, a exemplo do que ocorre em São Paulo. “Isso significa que o contingente de crianças tende a diminuir. Porém, como mais mulheres estão entrando no mercado de trabalho, há um aumento na procura por creches. Esses dois componentes precisam ser considerados no planejamento do sistema escolar para os próximos anos”, ressalta, lembrando que somente o Censo do IBGE é capaz de identificar crianças e jovens que estão fora das salas de aula. Isso porque censos elaborados especificamente para o campo educacional, como o Censo da Educação Superior ou o Censo Escolar, baseiam suas análises em alunos que já estão matriculados nas escolas.”

Leia a reportagem completa.